Os anúncios dentro do facebook vem ganhando uma popularidade muito grande entre os empresários. Isso porque a ferramenta possibilita atingir pessoas qualificadas e que tenham interesse em seu produto ou serviço.
As possibilidades de segmentações que a ferramenta possibilita são muitas, e isso traz qualidade para seus anúncios.
Sabemos que hoje em dia, se você não está fazendo anúncios não está aparecendo. Mas mais importante que anunciar, é anunciar da forma certa. Você está anunciando ou apenas impulsionando?
Mas antes de começar a anunciar, existe uma outra parte muito importante. Criar seu gerenciador de negócios é fundamental e recomendado pelo facebook. Caso você não saiba criar um gerenciador de negócios, leia nosso blog Criando um Gerenciador de Negócios.
Quando falamos de anunciar no facebook, muitas pessoas acham que apertar o famoso botão ‘’impulsionar’’ é o máximo que pode ser feito em termos de anúncio. Mas isso não poderia estar mais errado. O botão impulsionar pode sim dar certo, mas possibilita explorar muito pouco da ferramenta de anúncios. Assim seus anúncios perdem a qualidade e não atingem as pessoas que deveriam atingir. Ou atingem pessoa que não tem interesse em você. Com isso, você gasta dinheiro usando as pessoas erradas.
Como fazer anúncios da forma correta?
Para anunciar de forma correta, é necessário criar campanhas. Você deve ir até seu gerenciador de negócios e ir em ‘’gerenciador de anúncios’’. No gerenciador de anúncios você irá criar suas campanhas e analisar seus resultados das campanhas.
Agora que você está no gerenciador de anúncios, está na hora de criar sua campanha.
Como criar uma Campanha?
As campanhas dentro do facebook são separadas em 3 níveis, que são: Campanha, Conjunto de Anúncios e Anúncios. Esses são os pilares que uma campanha do facebook tem e deve seguir.
Antes de começar a fazer a campanha no gerenciador, pense qual será sua estratégia.
Campanha
No nível de campanha, você deve escolher qual o objetivo da sua campanha. O facebook separa os objetivos também em 3 níveis.
Sua campanha pode ter o objetivo de Alcance, de Engajamento ou de Conversão.
Dentro do nível da campanha, você também escolhe qual será seu orçamento e que tipo de orçamento você irá usar, se é diário ou vitalício.
Dentro de cada desses objetivos, existem outros mais específicos. A escolha de qual usar deve seguir seu objetivo pensando na estratégia.
Conjunto de Anúncios
Nessa etapa da criação da campanha é necessário ter bastante atenção. No nível de conjunto de anúncios vamos escolher diversos aspectos, que são:
1. Data e horário
Primeiramente iremos definir qual a data de início ou de término (caso tiver uma) do anúncio. Podemos também escolher em quais horários o anúncio irá rodar.
O horário que os anúncios irão rodar devem estar ligados ao seu objetivo. Se seu objetivo é que as pessoas mandem mensagem para você, é recomendado que esse anúncio apareça enquanto sua empresa está funcionando.
Mas se eu objetivo é conseguir curtidas na sua página, o horário não fará muita diferença.
2. Público e idade
Os públicos do facebook são uma das melhores estratégias a serem utilizadas nas campanhas. Dentro da ferramenta, existem 3 tipo de públicos: Públicos de Interesse; Públicos Personalizados; Público Semelhante
- Público de Interesses: Como o próprio nome diz, é possível segmentar pelos interesses dos usuários. Você pode segmentar para pessoas que tem interesse em tópicos que se parecem com sua empresa. Além disso, é possível anunciar por comportamentos recentes ou coisas listadas no facebook.
- Público Personalizados: Os públicos personalizados são públicos de usuários que já se envolveram com sua página de alguma maneira. Esse envolvimento pode ter sido uma curtida, um visita ao perfil ou o envio de uma mensagem. Por eles já conhecerem a sua empresa, eles são considerados públicos mais propensos a comprarem. A ferramenta de anúncios do facebook possibilita a segmentação por tipos de envolvimento. É possível anunciar para um público de pessoas que enviaram mensagem para sua página nos últimos 90 dias, por exemplo
- Públicos Semelhantes: Os públicos semelhantes são usuários semelhantes aos seus. A ferramenta de anúncios do facebook possibilita que você crie um público que tenham comportamentos e interesses parecidos com os seu público personalizado. Usando o exemplo anterior, você pode criar um público semelhante ao seu público que enviou mensagem para sua página nos últimos 90 dias, por exemplo.
3. Região demográfica
Aqui iremos escolher ONDE nosso anúncio irá aparecer. Assim como todas as outras escolhas, essa também deve basear-se no seu objetivo.
Por exemplo, se você tem um negócio local, anuncie apenas para sua cidade ou região de venda, como bairros e ruas específicas.
4. Idiomas
Aqui é recomendado que você selecione todos os idiomas. Existem muitas pessoas que usam o facebook em inglês. Então se você limitar ao português, pode deixar de anunciar para pessoas perto de você que usam outro idioma no facebook.
5. Posicionamento
É possível mostrar anúncios em diversos lugares. E não estamos falando da região demográfica, e sim em lugares dentro do facebook e instagram.
Como o instagram é propriedade do facebook, os anúncios dos dois são realizados na mesma ferramenta. Assim, quando você está selecionando em qual rede social irá anunciar, pode escolher um dos dois, ou os dois.
Mas além da escolha entre facebook e instagram, existem muitos outros posicionamentos, como no feed, stories, market place e explorar do instagram.
obs: Dependendo do objetivo escolhido, existirão algumas outras segmentações a serem escolhidas. Como a otimização de conjunto ou o valor de seu lance.
Anúncios
Por último mas não menos importante, temos que definir como será nosso anúncio. No nível de anúncio, definiremos qual mídia e copy vamos usar.
A qualidade de seu texto e de sua imagem podem fazer toda diferença.
O facebook recomenda que o texto na imagem não passe de 20%. Então evite ter muitas informações na imagem. Deixe a explicação para o texto do anúncio.
Seja objetivo tanto no texto quanto na imagem. Ou seja, a imagem deve refletir de forma clara o que você está anunciando. Tome cuidado na escrita, e se fizer sentindo com sua persona, use emojis.
Caso você não saiba como fazer uma imagem de qualidade, procure um designer. A estética junto com o conteúdo de sua página mostra a qualidade da sua empresa como uma primeira impressão do usuário.
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