O planejamento da campanha de marketing político no digital está diretamente ligado ao sucesso da presença digital nas eleições.
O marketing político na internet, assim como o tradicional, precisa que haja um planejamento prévio para sua estruturação e execução. Para que assim seja possível ver como anda os resultados.
Para melhor compreensão das estratégias que serão passadas posteriormente, precisamos diferenciar o marketing político do marketing eleitoral;
- Marketing político: é um conjunto de técnicas utilizadas na publicidade que auxilia no relacionamento entre eleitor e político.
- Marketing eleitoral: é um conjunto de técnicas que também são usadas na publicidade, porém com a intenção de atrair mais eleitores e convertê-los para fazer parte da rede do político, ou seja, conquistar votos para fazer que um candidato seja eleito;
Com os dois conceitos de marketing político e eleitoral estruturados podemos passar aos passos de como montar sua campanha política digital. O planejamento vai ser sua principal carta na manga, com ele você vai conseguir elaborar toda a estratégia.
Confira o 7 passos que você deve seguir para montar sua campanha de marketing político digital:
1. Procure uma equipe especializada para fazer o seu Marketing Político Digital
O marketing político digital deve ser levado a sério, por isso quando você estruturar a campanha deve procurar por uma agência especializada neste tipo de trabalho, para que assim você consiga atingir o eleitorado da forma correta.
Possuir na equipe alguém que tenha conhecimento de marketing digital é essencial para bons resultados neste meio. Fique atento as agências que se dizem especializadas no digital, mas lhe oferecem outros métodos por ser mais “efetivos” os resultados.
2. Estruture o site e páginas de conteúdos
Se o candidato já possui um site ou blog, você precisa aprimorar as ferramentas presentes nele, além de trazer um diferencial seja ele visual ou no conteúdo. Caso ele não tenha, invista em um site para que ele construa uma presença online, através do motores de busca, como o Google por exemplo.
Além disso, é importante que nesta plataforma fique visível as propostas do político para que haja maior transparência com o público, de forma direta.
Um ponto muito importante é o que o seu site precisa ser responsivo, ou seja, consiga se adaptar à acessos feitos por celulares, tablets e computadores.
3. Invista no SEO
O SEO é a otimização para motores de busca. Como citamos acima é importante que você o estruture bem para obter melhores resultados e aparecer no topo destas ferramentas.
Este processo de estruturar bem o SEO requer tempo e uma pessoa especializada, que tenha conhecimentos sobre os motores de busca.
Como nestas eleições o financiamento de campanhas pagas está proibido, a boa estruturação do SEO é que vai fazer você aparecer nos topos dos motores de busca.
4. Elabore um calendário editorial
Junto com o seu planejamento deve ser feito um calendário editorial, para que assim nenhuma data passe em branco na sua campanha de marketing político digital.
Além disso, criar uma rotina editorial com a sua equipe é importante para que as metas sejam cumpridas.
5. Produza conteúdo
É essencial para o sucesso da sua campanha de marketing político digital que você produza conteúdo. Já que isso impulsiona sua imagem nas redes sociais e nos motores de busca.
Por isso, utilize todas as redes a seu favor desde mensagens de mobilização e divulgação no Facebook, Instagram e Twitter até postagens com mais conteúdo no blog. Além disso, é importante que você interaja com seu público para entender suas necessidades e como você pode os auxiliar.
Estas postagens devem ser pensadas a partir do seu calendário e planejamento editorial.
6. Utilize as ferramentas corretamente
Fazer bom uso das redes sociais e as ferramentas que ela possua auxilia na sua campanha de marketing político digital.
Se você for utilizar o monitoramento das redes, é importante colocar alguém especializado no cargo. Para que esta pessoa tenha compreensão dos dados coletados.
Estruture bem sua campanha de marketing político digital
Como podemos observar a estruturação de uma campanha requer detalhes. Por isso, deve ser bem montada e com uma equipe competente a frente de todo o processo.
Na hora que você for escolher uma equipe, opte pela Comunick. Nossa agência te conecta com o seu eleitorado.