A FEARG é a tradicional feira do artesanato de Rio Grande, durante sua 41ª edição os responsáveis procuraram a Agência para um suporte completo: Online, offline, mídia tradicional e novas mídias
Nesse post iremos contar um pouco de como foi o processo.
Problemas:
A FEARG estava envolvida em uma forte polêmica pela falta do pagamento dos músicos e prestadores de serviço locais, prejudicando sua imagem em todas as redes sociais.
Identidade visual para a 41ª FEARG:
O primeiro passo para reestruturar a identidade visual da FEARG foi analisar a logo. Neste ponto, percebemos a falta de um isotipo que comunicasse, com clareza, os objetivos da feira.
Desta forma começamos a elaborar uma logo que se aproximasse do artesão. Para isso, utilizou-se o novelo de lã e o vime, materiais presentes na atividade. Além disso, fizemos com que os traços ficassem interligados para passar sensação de união e conexão.
Quanto as cores, tivemos como objetivo tornar a feira como uma referência de um inverno mais quente. Por isso optamos por duas cores quentes, laranja e o marrom. O laranja demonstra alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. O marrom, por sua vez, que passa seriedade e integridade.
O visual da 41ª FEARG tornou-se fácil, marcante e inspirador.
Jingle:
Nossa proposta do jingle era fixar bem o tema da campanha (inclusão) e fazer as mãos serem as protagonistas da FEARG. Bate palmas e vem para a Fearg virou bordão. Inverno com calor também deu um toque na letra e no ritmo marcante.
VT:
No primeiro momento produzimos um vt com a corte e alguns artesãos. A ideia era mostrar os personagens batendo palmas no ritmo do jingle e mostrando os artistas.
No segundo momento fizemos imagens do evento e aplicamos em cima do jingle, assim podemos mostrar produtos a estrutura do evento.
Atualização do site:
Queríamos um site moderno, que trouxesse a identidade da nova feira e cumprisse o prometido. Pensando nisso, desenvolvemos o novo site e importamos todas as notícias para o mesmo.
O site desenvolvido era extremamente responsivo e de fácil navegação em todos os dispositivos: Computador, Tablets e Smartphones.
Marketing de conteúdo nas redes sociais da FEARG:
A estratégia que utilizamos foi de Marketing de conteúdo, no qual, entregávamos conteúdo relevante para o cidadão riograndino e principalmente para o artesão.
Boneca Fê no twitter:
Demos vida a boneca Fê no twitter! Interagindo com o público, criando memes, ouvindo a comunidade e principalmente os ajudando, de forma cômica na medida do possível.
Com uma linguagem informal, a boneca falava de memes atuais e tentava engajar com o público mais jovem, enquanto o Facebook era um canal mais formal, voltado ao artesão e de informações sobre o que estava ocorrendo na feira.
E as pessoas adoraram! Procuravam pela boneca na feira, postavam foto e marcavam ela em suas redes sociais.
Gestão de crise:
A agência foi responsável pela gestão de crise da feira, tentando agir de forma extremamente transparente.
Alto volume de mensagens repetitivas:
90% das perguntas enviadas para a página eram sobre os valores das entradas e estacionamento, identificando esse problema a agência preparou um Chatbot para responder automaticamente perguntas simples e fazer uma triagem do contato.
Assim, poderíamos investir tempo em problemas que dependiam de pessoas para solucionar. Otimizamos o tempo, tínhamos suporte 24 horas para perguntas fáceis e ainda gerou mais um canal de acesso ao site.
*imagem do chatbot mandando o site e a programação*
Anúncios do Facebook e Google:
Alcance:
Queríamos alertar o cidadão Riograndino que a feira estava no ar! O fato de ser uma feira extremamente tradicional auxiliou e muito nossos números de conversões, cliques e alcance. Gerando assim, um ótimo engajamento com o conteúdo das redes sociais.
O objetivo dos anúncios de tráfego era claro: Levar pessoas para a página da programação e oficinas da feira, para assim, despertar interesse e curiosidade sobre o que teria de tão diferente na feira deste ano, afinal, foi a primeira vez que teve um investimento forte nas redes sociais.
Ao acessar a página de programação, o visitante recebia anúncios de remarketing nas redes sociais com valores do ingresso que estavam bem mais em conta do que nos últimos anos.
Além disso, recebiam anúncios das atrações da semana, do parque e da feira como um todo. Motivadores para o visitante ir a 41ª feira do artesanato de Rio Grande.
Resultados:
Crescimento exponencial da feira durante o período das atividades
Total de 34.352 acessos no site, no período de 90 dias
Mais de 80.000 pessoas presentes em 2 semanas de feira, XX expositores e muita diversão!
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